Você sabia que apenas 3% da água do mundo é potável?


A água doce é um recurso imprescindível para a vida, seja para as funções fisiológicas dos animais ou para a fotossíntese. Ela é tão importante quanto os alimentos, mas ainda assim, o Homem pode sobreviver algum tempo sem se alimentar, porém sem a água, NÃO. Devido ao ciclo ecológico, a água está presente na mesma proporção desde a década de 1950.

As águas cobrem ¾ da superfície da Terra, porém 97% dela corresponde a água SALGADA.


MAS ONDE ESTÁ A ÁGUA POTÁVEL DO MUNDO?

Aproximadamente 2% encontram-se em geleiras e calotas polares, sendo seu uso inacessível. O restante da água está em lagos, lençóis freáticos e na atmosfera.


COMO PRESERVAR A ÁGUA?

Grande parte da água potável é utilizada no agronegócio, então uma das formas de preservação é pressionar o agronegócio para optar por soluções mais eficientes de consumo, como utilizar técnica de gotejamento, ter uma irrigação responsável e evitar a erosão do solo. Outra possibilidade que auxilia, porém em menor escala, é diminuir o consumo de água dentro das residências, optando por ficar menos tempo no chuveiro, reutilizando a água da máquina de lavar para limpar áreas e eliminando possíveis vazamentos.

O despertar da consciência ecológica individual em cada cidadão é de extrema importância, pois é através dele que conseguiremos fazer a manutenção da vida na Terra.


Referências bibliográficas:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/agua-potavel-apenas-3-das-aguas-sao-doces.htm

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quantos-litros-de-agua-potavel-restam-na-terra/

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2014/12/5-medidas-simples-para-economizar-agua-na-agricultura.html

https://claudia.abril.com.br/sua-vida/8-dicas-para-economizar-agua-e-preservar-o-planeta/

sustentareifsp@gmail.com