Padrão estético na alimentação

Você já jogou fora uma banana por ela estar com pontinhos preto? E aquele tomate com uma machinha? Características assim não alteram as qualidades do alimento, podendo ser consumido do mesmo jeito.


O descarte intencional de alimentos por serem esteticamente desagradáveis é um dos responsáveis por 40 mil toneladas de comida irem para o lixo. Mas calma, não estamos falando de alimentos que estão impróprios para o consumo, que apresentam fungos ou possuem consistência pastosa, estes devem ser descartados, pois podem fazer mal. Devido a este padrão de escolher a comida "perfeita", os alimentos orgânicos são deixados de lado, mesmo sabendo que esses não possuem agrotóxicos na sua produção, sendo assim, mais saudáveis.


Nossa comida acaba retirando do solo nutrientes e muita água, além do tempo e esforço de milhões de brasileiros para que cheguem aos nossos pratos. E como a nossa mãe fala "tem gente que precisa e você está desperdiçando", ela não está errada (e quando está, né?), em 2013, quase 39 milhões de brasileires viviam em condição de insegurança alimentar (leve, moderada ou grave) (IBGE, PNAD, 2013).


VAMOS JUNTOS! 🌎


Referências bibliográficas:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-06/brasil-desperdica-40-mil-toneladas-de-alimento-por-dia-diz-entidade

https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/e-book-desperdicio-de-alimentos-velhos-habitos.pdf

sustentareifsp@gmail.com