AS ABELHAS FAZEM MUITO MAIS QUE MEL

Agora falando sério (rs), as abelhas são os principais agentes responsáveis pela polinização das flores, processo que garante que as plantas darão frutos. Além disso, possuem uma importância econômica na produção de mel, pólen, cera e própolis.

Pra vocês entenderem a real situação da polinização: cerca de 70% das plantas utilizadas na alimentação humana dependem da polinização. É também essencial para a manutenção da biodiversidade e ambientes naturais.

Espécies nativas sem ferrão são uma ótima opção para manter por perto de plantações, pois além de contribuir para o aumento da produtividade, também pode incrementar a renda dos agricultores por meio da venda de mel e outros subprodutos.

Infelizmente o uso excessivo de agrotóxicos têm configurado uma ameaça às abelhas. É necessário repensar práticas produtivas convencionais - o emprego de práticas agroecológicas é uma alternativa viável e ecologicamente eficaz.

Precisamos garantir condições mínimas de tratamento para a preservação dos polinizadores e adotar um modelo de produção que tenha como premissa o respeito à biodiversidade.


Referências bibliográficas:

GEMIM, Bruna Schmidt; SILVA, Francisca A. de M. Meliponicultura em sistemas agroflorestais: alternativa de renda, diversificação agrícola e serviços ecossistêmicos. Revista Agro@mbiente On-line, v. 11, n. 4, p. 361-372, outubro-dezembro, 2017. Disponível em:

https://pdfs.semanticscholar.org/8057/3b4db023c81de549aae210efa45543e87dbb.pdf

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/27126913/importancia-das-abelhas-para-a-producao-de-alimentos-foi-tema-de-mesa-redonda-no-congresso-de-agroecologia-2017

https://revistagloborural.globo.com/amp/Cidades-Verdes/noticia/2015/09/6-animais-amigos-da-horta.html

https://medium.com/@ismkrupes/insetos-amigos-da-horta-e15697ac4b72

sustentareifsp@gmail.com