inversão térmica

É um fenômeno natural que é mais comum durante o inverno, quando há queimadas e emissão de gases poluentes. Em uma situação normal, o ar quente (menos denso) sobe enquanto o ar frio desce por ser mais denso formando um ciclo, ventos auxiliam na dispersão desse ar diluindo os poluentes na atmosfera.

Porém, quando ocorre o fenômeno da inversão térmica o ar frio fica “aprisionado” no solo com uma camada de ar quente acima dele e os poluentes se acumulam na atmosfera podendo causar problemas respiratórios e piorar o quadro clínico de pacientes que tenham bronquite e asma.

Para diminuir a incidência das consequências negativas desse fenômeno deve-se diminuir as queimadas a partir da fiscalização efetiva de florestas, trocar a matriz energética evitando o uso de combustíveis fósseis e pressionar empresas para filtrar o ar poluído resultante da produção.

Pequenas atitudes individuais também fazem uma grande diferença, optar por utilizar transporte público ao invés de utilizar carro, evitar comprar produtos desnecessários e reutilizar embalagens são atitudes que podem proporcionar um presente e um futuro melhor para todos.


Vamos juntos! 🌎


Referências bibliográfica:

https://revistapesquisa.fapesp.br/o-que-e-o-que-e-9/

https://www.stoodi.com.br/blog/fisica/inversao-termica/

sustentareifsp@gmail.com