O ser humano produz, em média, 1 kg de lixo por dia, como há quase 8 bilhões de pessoas no mundo, são produzidos 8 bilhões de kg de lixo por dia. Muitas ações podem ser tomadas para diminuir os impactos desses resíduos no planeta, como a reutilização de embalagens, diminuição do consumo, a reciclagem e a arte sustentável aparece como uma ferramenta a mais para destinar os resquícios do consumo exacerbado.
O movimento surgiu na década de 1960 como parte da arte conceitual que buscava questionar e desmaterializar o sistema artístico. Hoje existem diversos representantes desse tipo de arte, como o Vik Muniz, Henrique Oliveira, Agnes Denes, entre outros.
Mas afinal de contas, o que é arte sustentável?
É uma arte produzida com consideração pelo impacto mais amplo do trabalho e sua recepção em relação a seus ambientes (social, econômico, biofísico, histórico e cultural). Resgatar o lixo, transformá-lo e reorganizá-lo como obra de arte. Considerando os benefícios da arte sustentável e os efeitos positivos que ela traz ao meio ambiente, o SUSTENTARE como um projeto de extensão envolvido na difusão de conhecimento irá lançar um concurso com foco na arte sustentável. Fiquem ligados para mais informações.
VAMOS JUNTOS! 🌎
Referências bibliográfica:
https://www.hisour.com/pt/sustainable-art-27440/
https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/86016
https://catracalivre.com.br/entretenimento/13-artistas-que-trazem-mensagens-sustentaveis-em-suas-obras/