O que são bioplásticos?

Pode se dizer que existem duas definições para esse material

1ª - a produção feita a partir de fontes renováveis (derivado de biomassa) como milho, mandioca, cana de açúcar etc, que é considerado um bioplástico.

2ª - é dada a partir da degradação do material, caracterizando aquilo que pode ser deteriorado sob ações dos efeitos ambientais.

Assim, essas definições são independentes, ou seja, nem todos os plásticos biodegradáveis advêm de fontes renováveis e nem todo material de fonte renovável é biodegradável. No entanto, ambas podem ser usadas para caracterizar os bioplásticos.

A grande vantagem do material reside no fato de que ele promove um resgate de CO2 na natureza, ao contrário do plástico com 100% de origem fóssil.

Além disso, os bioplásticos, renováveis ou biodegradáveis (ou ambos), podem ser divididos em diferentes tipos, de acordo com o material de que são feitos. Os mais comuns são o ácido polilático (PLA), o politereftalato de etileno (PET), o polietileno (PE) e o polisuccinato de butileno (PBS).



Fonte:

https://propeq.com/post/plasticos-tendencias-sustentaveis/?gclid=CjwKCAjwz6_8BRBkEiwA3p02VU8J25HhnmGnij-p6UyVCN8ePnl1VjVTBvGnAtQzuvKRiBqj3oyX2BoCn_gQAvD_BwE

https://doi.org/10.1590/S0104-14282008000200008

sustentareifsp@gmail.com